Feito Sustentável: Faça seu armário ou estante de caixotes

Pensando em inovar na decoração da sua casa com pouco dinheiro? Você pode fazer isso utilizando o conceito dos três R’s do consumo consciente – Reutilizar, Recusar e Reciclar. Hoje ensinaremos a reaproveitar caixotes de feira, transformando-os em armários e estantes. Uma dica simples, barata e ecológica!

ImagemImagem

Você vai precisar de:

Caixotes – quantos desejar;

Lixa;

Tinta PVA branca (latex);

Tinta esmalte à base de água, acetinado ou brilhante – da cor que desejar;

Pincel.

1º passo

Lixe seus caixotes. As madeiras de caixotes, normalmente, são muito rústicas – lixe apenas para tirar a sujeira e farpas, não para deixar a madeira perfeita. Acredite, sua casa pode ficar ainda mais bela com um toque de rusticidade!

Imagem

2º passo

Prepare a madeira para a pintura com uma demão de tinta PVA branca. Apenas uma demão é necessária, mesmo que a pintura não fique uniforme, pois a madeira absorve muita tinta.

Imagem

3° passo

Hora de pintar os caixotes das cores que você desejou, a criatividade é essencial! Antes de pintar mexa bem a tinta antes de usar, pois o secante fica embaixo. Como a tinta é à base de água, e não de solvente, não demora muito para secar.

Espalhe bem a tinta pelo caixote, mas não exagere para que a pintura não fique marcada. Tome cuidado com os excessos de tinta, especialmente nos cantos e junções das madeiras. Se houver excesso, limpe imediatamente, passando o pincel para espalhar a tinta.

Imagem Aplique duas ou três demãos de tinta, aguarde cerca de uma hora entre uma e outra (a terceira é necessária somente se você perceber falhas após as duas primeiras).

Não é necessária a aplicação de verniz, pois a tinta com acabamento acetinado ou brilhante já tem proteção.

4º passo

Seu novo armário ou instante já está praticamente pronto, agora é só juntar os caixotes e montá-los, você pode fixá-los na parede ou colocar rodízios em seu novo móvel.

Para fixá-los na parede, você pode usar parafusos, sempre com muito cuidado para não danificar a parede nem rachar a madeira. Mas se você optou pelos rodízios, a dica é colar com fita dupla face espumada (bem forte!) – depois é só empilhar ou colar os caixotes!

Imagem

Caso queira, você também pode forrar os caixotes para deixá-los ainda mais bonitos.

Imagem

2 Comentários

  1. Quanta criatividade, inspiração e transpiração, não é mesmo garota! Parabéns!

  2. MARIA APARECIDA BATISTA DE SOUZA · · Responder

    MUITO LINDO ADOREI.

Deixe um comentário